sábado, 18 de abril de 2009

<< ROCK AND ROLL >> April Wine

Olá pessoas!!! Hoje escreverei sobre Rock and Roll. Vou falar de uma banda Canadense muito boa do final da década de 60 que foi renegada por um outro fato histórico. Os caras são contemporâneos do Rush e os holofotes mundiais do rock iluminavam o letreiro: "Rush, a maior banda de rock do Canada". Os caras, apesar de conseguirem estar nos tops na América do Norte, passaram anos e anos na sombra do Rush e aqui no Brasil pouca gente conhece algo do trabalho deles.

Deixando qualquer revolta de lado, e só com o intuito de trazer boa música para meus leitores, apresento a "injustiçada" banda canadense April Wine!!!

Resumidamente é uma banda de rock and roll que em seu trabalho nos trouxe um som "rock and roll hard rock progressivo experimental" bem trabalhado, com belos backing vocals para dar suporte para a voz principal e dosado de peso, originalidade e beleza harmônica. Defino como PIONEIROS, inventaram algumas coisinhas aqui e acolá! Seu repertório tem verdadeiras jóias!

Ouçam a beleza da introdução de Bad side of the moon que é de seu segundo disco "On Records" de 1972, o rock bem feito emRoller, I like to rock, Oh what a night... a bela letra da balada Just between you and me... Sign of Gypsy Queen foi uma das poucas que ouvi no rádio aqui em terras tupiniquins... uma bela canção diga-se de passagem. Outras já tocaram no rádio mas é muito difícil ouvir April Wine por aqui.

Tenho aqui em mãos o segundo disco em vinil "On Records". Este foi o disco que me apresentou aos sons do Wine. Could Have been a Lady é uma canção muito empolgante que realmente me chamou a atenção! Na época eu com meus 9 ou 10 anos de idade já era adorador de rock (me auto entitulava fã número 1 do Queen) e despretenciosamente coloquei o vinil "On Records" na vitrola para brincar com meu forte apache escutando um som... Could Have been a Lady me fez literalmente parar tudo o que eu estava fazendo para deitar no chão em frente ao aparelho de som!

É claro que tem albuns e músicas da banda que não gosto mas se até Queen me decepcionou com Flash Gordon por qual motivo uma banda renegada do Canada não teria seus equívocos para com meus ouvidos?

Para quem curte Hard Rock indico o album "Harder ... Faster" de 1981. Indico também a coletânea Gratest Hits de 1979 que tem o que tocou nos rádios pelo mundo nos primeiros 10 anos da banda.

Chega de blá blá blá e vamos para o que interessa: música e vídeos!!!

No site oficial há um player para ouvir várias músicas. O ponto negativo é que não dá para escolher qual música se quer ouvir: http://www.aprilwine.ca/songs/audio.htm

Youtube - Roller
http://www.youtube.com/watch?v=IrLHSeF4UUY

Youtube - Could Have Been a Lady ao vivo em um programa de auditório de 1972 http://www.youtube.com/watch?v=hoSVPiuNqHM

Youtube - Signs of the Gypsy Queen
http://www.youtube.com/watch?v=l38CIbuOPHw

Youtube - Ao vivo Just between you and me e o vídeo clip de Enpugh is Enough.
http://www.youtube.com/watch?v=Xj9j-Z4QAss

Youtube - Somente som de uma de minhas músicas preferidas: Bad side of the moon
http://www.youtube.com/watch?v=uK5VlKLrwgI

Site oficial: http://www.aprilwine.ca/

Dica: Para quem não tem tempo de pesquisar e ficar ouvindo muitos albuns indico começar por Greatest Hits de 1979 ou Rock Champions de 2000.
Nos softwares de P2P tem algumas coisas também mas não dá pra comparar com o sentimento de se comprar um vinil e colocar na vitrola. Em outra oportunidade escrevo sobre o que eu acho sobre baixar músicas da web...

Nenhum comentário:

Postar um comentário