quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Educação começa no Lar

Olá amigos leitores! Hoje venho falar de um assunto que tem me preocupado especialmente nos últimos dias: A educação dos jovens.

Como tenho uma loja na Rua Silva Bueno que é do lado do Colégio estadual Visconti de Itaúna, vejo todos os dias um "bando de animais" urrando palavrões, se degladiando, querendo desesperadamente se mostrar uns para os outros e desrespeitando tudo e todos. Pior que tanto meninos como meninas são iguais.
Um fato bizarro, há grupos que vem em minha loja todos os dias e perguntam sempre os preços da mesma coisa querendo nos tirar do sério e atrapalhando. Penso comigo, será possível que seus lares sejam tão desagradáveis e eles não tenham nada de produtivo para fazer que prefiram perder o tempo de suas vidas atrapalhando os outros? Realmente preocupante este pensamento e isto me leva a refletir seriamente na condição das famílias.

Na década de 90 eu houvi uma música muito boa chamada "Geração Perdida" interpretada por Daniela Mercury. Naquela época já se dizia em tristonhos versos "As crianças malcriadas, nascidas com a televisão". Aterradora já era a situação dos jovens já naqueles anos e hoje, mais de 10 anos depois, aquela Geração Perdida deu a luz a uma nova geração! Vejo nas ruas estes filhos e me pergunto: O que será de um filho de pais e avós sem educação?

Com certeza estas crianças terão que buscar por si só em suas consciências o que é certo e errado. Tenho esperança, sempre tenho!

As crianças estão chegando em lares de pais irresponsáveis que trabalham o dia todo e ao chegar em casa não querem saber de abraçar os filhos, só pensam em satisfazer vorazmente seus prazeres e vícios. Há mães que ficam bisbilhotando no orkut dos outros, vendo BBB, cuidando da vida alheia enquanto em sua sala as crianças são educadas por todos os maus exemplos da mídia e da sociedade, legião de necessitados de um carinho e de bons exemplos. É no lar que aprendemos os reais valores da vida. Está na hora de cada um buscar os valores do espírito.
Já vi pais saindo para festinhas e voltando bêbados ao amanhecer do dia enquanto seus filhos passaram a noite no computador vendo o que não deveriam.

A gente ataca o governo dizendo que eles deveriam fazer isso ou aquilo mas na real o problema maior começa em nossas próprias casas pois no dia em que delas sairem bons políticos, bons cidadães, bons médicos, enfim, pessoas boas e com uma educação moral e cívica de qualidade, veremos uma revolução estrondosa na terra.

Então pais, tenhamos responsabilidade e sejamos exemplos para as jóias que Deus deposita em nossa confiança. Que sejamos para as crianças, heróis imaculados na dignidade e no bom exemplo.

[]´s CACO

Um comentário:

  1. Acabei de ler seu text. Pois é, olha, estas crianças, muitas delas já são jovens quase pais tbem. E já apresentam disturbios emocionais e falta de referencia familiar. Ja se perguntam sem respostas... Ah! Nao me conformo!!! Noa mesmo. Kalyne

    ResponderExcluir